17/07/2010

Velhas coincidências

Algumas roupas, espalhadas pelo chão. O descaso com aquelas que lhe vestiram na noite passada. Tentaram, inutilmente adornar um corpo já cansado, com expressões frívolas e gestos desconexos.
Um tênis sujo que poderia avivar a imaginação dos bem aventurados que caminham noite a fora, a procura de diversão.
Livros espalhados por todas as partes. Lições aprendidas e esquecidas. Momentos vividos por outrem que, por alguns segundos, trouxeram uma pequena jovialidade. A empatia pelo herói solitário e a esperança do final feliz. Alguns deles não tinham finais felizes, e isso lhe causou certo desconforto.
O quarto ainda estava vazio. Estático. O café já esfriara e ele, não sentia ânimo para o próximo passo. Não lhe passava pela cabeça as idéias insólitas que remetem aos sorrisos mais inesperados, as ligações mais entusiasmadas, ao frio na barriga por uma ansiedade qualquer.
Ele estava ficando velho, fechado e temia perder o brilho no olhar que jurara conservar por toda vida. Não se preocupava com o amor, rezava mais do que de costume e deixara o hábito de ouvir músicas tristes.
Notou alguns cabelos brancos nas poucas vezes que se atrevia a olhar no espelho. Sentiu pena de si mesmo por alguns segundos. Fraquejara!
Pensou em ajeitar toda aquela bagunça, por a casa em ordem, mas não teve ânimo. A manhã era preguiçosa e ele desesperançoso. Não haviam pretextos para mudanças. Que tudo ficasse ali jogado, facilitando o próximo uso.
Bebeu mais um pouco de café e novamente pensou em Deus. Gostaria de falar-lhe, mas não sabia como. Os demônios insistiam em perturbá-lo todas as vezes que se ajoelhava. Temeu a escuridão e só então pode notar o sol.
Vestiu então o tênis sujo, escolheu outra camisa e colocou-se a disposição do acaso.

Nenhum comentário: